
Por Ronaldo Nóbrega
O decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro, no início do mês de agosto (08/19), reativou a 6ª Divisão do Exército, mais conhecida como a “Divisão Voluntários da Pátria”. Desativada desde 2014, a 6ª Divisão pertence, agora, à linha hierárquica do Comando Militar do Sul (CMS).
O General Mourão participou da solenidade de reativação deste importante regimento que irá compreender 23 Unidades Militares, mais de 7,7 mil homens e irá atuar em uma área de aproximadamente 450 quilômetros de fronteira.
Segundo Mourão, essa iniciativa partiu do Presidente Jair Bolsonaro e "[...] faz parte de um projeto de recapacitação operacional das Forças Armadas, e mesmo essa iniciativa recebendo algumas críticas, nosso governo acredita que este tipo de ação faz parte das ações constitucionais que precisam ser respeitadas. A partir desta reativação, voltaremos a ter um poder de pronta resposta maior em casos de catástrofes e ocorrências atípicas. Temos a missão de resguardar um país com 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e 17 mil quilômetros de fronteira terrestre", afirmou o Vice-Presidente.
A formatura militar foi na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, e contou também com a cerimônia de formação de novos aspirantes. Embora a notícia seja a reativação da 6ª Divisão, uma outra história chamou a atenção dos presentes.
Durante a solenidade, um militar mais jovem se aproximou do General e disse: “Sou filho do Cabo Caetano”. Mourão logo perguntou: “Como ele está?”, o jovem respondeu: “Um pouco debilitado. Moramos a poucas quadras daqui”. Após a formatura, o Vice-Presidente, imediatamente, ordenou que a comitiva se dirigisse para a casa de seu antigo amigo, o Cabo Caetano.
Ao chegar no bairro, um vizinho gravou a comovente cena do General Hamilton Mourão tomando posição de sentido, prestando continência ao seu ex-companheiro de farda e falando: “Tenente Mourão se apresentando”. O Cabo Caetano sentado em uma cadeira, com grande dificuldade de locomoção, não segurou as lágrimas que brotavam de seus olhos e cumprimentou seu velho amigo.
Essa história revela um outro lado do Vice-Presidente que ainda mantém a hombridade e a lembrança de antigos amigos dos tempos de Exército.
ronaldo.nobrega@justicaemfoco.com.br