
A capital cearense foi condenada pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária no estado a sanar deficiências no Hospital Distrital Dr. Evandro Ayres de Moura (Frotinha do Antônio Bezerra), como o atendimento de pacientes acima da capacidade e outras irregularidades materiais. A decisão foi resultado de ação civil pública ingressada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremec), após fiscalização na unidade de saúde realizada pela autarquia em março de 2024. Conheça a íntegra da SENTENÇA.
A vistoria do Cremec apontou diversas irregularidades que comprometem o atendimento médico à população, entre elas a ausência de anestesista na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA); deficiências como as condições de iluminação, consideradas insuficientes; e a internação de pacientes nas dependências do serviço de urgência e emergência, inclusive acima da capacidade instalada, entre outras limitações.
Além das condições precárias nesses setores, o relatório de fiscalização apresentado à Justiça apontou falhas quanto aos recursos materiais disponíveis na UTI adulto. Itens como otoscópio, foco cirúrgico portátil e de monitorização de pressão arterial invasiva estavam em desacordo com resoluções do CFM e da Anvisa.
Poder de polícia – Com a sentença exarada pela Justiça, o Município de Fortaleza terá de apresentar em 90 dias um plano de ação detalhado para sanar todas as irregularidades apontadas e o cronograma previsto, com soluções de curto, médio e longo prazo. A decisão reforça o poder de polícia do Conselho e “a eficácia de seus relatórios de fiscalização como instrumento de prova para a correção de falhas na assistência médica pública”, diz o relatório da decisão.
A legitimidade do Conselho Regional de Medicina para ingresso da demanda foi questionada pelo Município, em contestação. No entanto, ponderou o juízo federal do Estado do Ceará: “as autarquias de fiscalização detêm legitimidade para a propositura de ação voltada à defesa do interesse coletivo da corporação, bem como para a prestação de serviços de saúde de forma eficiente à coletividade”, justifica o relatório da sentença.
Lula pede mobilização a centrais sindicais para fim da escala 6x1
Comissão discute desafios do Instituto Nacional de Meteorologia frente a mudanças climáticas
IBRAM questiona decisão que determinou manutenção de auxílio às vítimas de Brumadinho
Instituições de ensino questionam punições por risco psicossocial previstas em norma do MTE
Pernambuco recebe primeira edição de 2026 do Provedor em Foco da Abrint
Governo federal defende debate público sobre jornada máxima de trabalho