
- Legenda alega que o reajuste afeta desproporcionalmente os usuários de baixa renda.-
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda o reajuste de tarifas dos ônibus que fazem o transporte de passageiros entre o Distrito Federal e os municípios de seu entorno. O questionamento é objeto da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1126, distribuída ao ministro Nunes Marques.
A legenda narra que o acréscimo de 10% de reajuste referente ao período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023 foi estabelecido em acordo firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip) e empresas de transporte que prestam serviços de transporte rodoviário semi-urbano interestadual na região.
Segundo a PSDB, o aumento viola o preceito da modicidade tarifária, que exige a cobrança de menores tarifas possíveis, garantindo o serviço acessível a todos os usuários. Tal reajuste, argumenta, afeta desproporcionalmente os usuários de baixa renda, isso porque o transporte público coletivo que atende a região do Entorno atende basicamente a população mais carente que se locomove para trabalho, escolas e serviços de saúde no DF.
O partido alega, ainda, que o Convênio 001/2020, firmado entre a ANTT e o Distrito Federal, contraria o princípio da autonomia federativa, na medida em que transfere a competência sobre transporte interestadual de passageiros, privativa da União, ao ente distrital por meio de simples ajuste.
Justiça proíbe deputada de incentivar demissão de opositores
PRD questiona política de preço mínimo dos cigarros no Brasil