MAIS RECENTES
 

Expresso

Pioneiro na implantação da instituição no RS, Adams inaugura procuradoria em Canoas

Ouça este conteúdo
1x

O Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Lucena Adams, estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (04/11) para a inauguração da Procuradoria Seccional Federal de Canoas (RS) e reunião de trabalho com os Procuradores-Chefes da AGU na Região Sul.

A nova unidade é parte integrante do Projeto de Reestruturação da Procuradoria Geral Federal, que prevê centralizar a representação das mais de 150 autarquias e fundações públicas federais.

A área territorial abrangida pela PSF/Canoas, que inclui o Escritório de Representação em Torres (RS), é composta por 47 municípios, abrangendo grande parte da Região Metropolitana de Porto Alegre e do litoral do estado. Somadas, as cidades possuem cerca de 1,6 milhão de habitantes, o que corresponde a aproximadamente 15% da população do estado.

"A nova estrutura permitirá um expressivo ganho em termos de racionalização, otimização e eficiência na gestão e na prestação dos serviços", afirmou o procurador federal Felipe Pegoraro Feijó, responsável pela nova unidade. Em Canoas, atuarão 13 procuradores federais, que somados aos três procuradores lotados na Representação em Torres (RS), exercerão a defesa e o assessoramento das autarquias e fundações públicas federais.

A PSF/Canoas é responsável pelo acompanhamento de mais de 70 mil processos atualmente. "Tratamos de diversas matérias, como previdenciária, execução fiscal e administrativa. Merece destaque a atuação nas ações regressivas acidentárias, devido à alta taxa de industrialização da região", explicou Felipe Feijó.

A solenidade de inauguração será realizada às 16h, no auditório do prédio da Advocacia-Geral da União, na Rua Mostardeiro, 483, cobertura, Bairro Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS).

Estarão presentes, além do Advogado-Geral; o Procurador-Geral Federal, Marcelo de Siqueira Freitas; a Procuradora Regional Federal na 4ª Região, Lúcia Sampaio Alho; além dos procuradores federais, advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional, membros do Poder Judiciário, Poder Executivo, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria-Geral do Estado e servidores.

Pioneirismo

Gaúcho de Porto Alegre, Luís Inácio Adams é o primeiro membro de carreira da AGU a ser nomeado para comandar a instituição. Entrou para a carreira de procurador da Fazenda Nacional em 1993, ano em que a AGU foi criada. Como Procurador-Regional da União Substituto, foi pioneiro na implementação da AGU na 4ª Região.

Adams foi responsável, em 2002, também pela instalação da Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região na capital gaúcha, vinculada à Procuradoria-Geral Federal (PGF) da AGU. No ano anterior, foi Procurador-Regional da União interino.

Exerceu o cargo de Secretário-Geral de Contencioso também em 2001. Em 2003, foi Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), e em 2004, exerceu o cargo de Secretário Executivo Adjunto do mesmo Ministério. Foi Procurador-Geral da Fazenda Nacional (PGF) de 2006 até ser nomeado Advogado-Geral da União em 23 de outubro de 2009.

Compartilhe!