Justiça Rápida realiza 100% de audiências em Nova Brasilândia
Ouça este conteúdo
1x
A Mega Operação Justiça Rápida da Comarca de Nova Brasilândia do Oeste realizou as 175 audiências agendadas para último sábado (27), e, em 157 delas, foram proferidas sentenças, ou seja, os processos foram resolvidos e finalizados.
A operação foi realizada no último sábado, no Fórum da Comarca, mas o trabalho começou bem antes. Primeiro, os servidores fizeram as triagens, através das quais foram selecionados os casos que poderiam ser resolvidos na Mega Operação Justiça Rápida. Após a seleção, as partes foram intimadas e os processos preparados para o dia das audiências.
Sob a coordenação da juíza substituta da Comarca, Michiely Cabrera Valezi, o trabalho teve início às 8h e terminou por volta das 14h, tempo recorde para esse tipo de operação.
Apesar de diminuto, o tempo foi suficiente para mudar a vida de muita gente que recorreu à Justiça. Em geral, os casos eram de pedidos de pensão alimentícia, divórcio ou separação, registros públicos, formalização de uniões estáveis e até uma investigação de paternidade. Apenas 18 audiências não resultaram em sentenças e ainda serão apreciadas em outra data pelo Judiciário.
Das 157 sentenças proferidas, 55 delas foram a partir de acordo celebrado entre as partes. A conciliação, inclusive, é uma das mais fortes bandeiras defendidas pelo Conselho Nacional de Justiça. Para a juíza da Comarca, importante, além dos resultados da operação, foi o empenho dos servidores. "Todos os servidores trabalharam com afinco para o sucesso da mega operação", afirmou a magistrada.
Comarcas
A Mega Operação Justiça Rápida também movimentou as Comarcas de Ji-Paraná e Porto Velho, onde foram realizados 150 e 714 audiências, respectivamente. A Mega Operação ocorreu simultaneamente nas comarcas de Costa Marques, Cacoal, Ariquemes, São Miguel, Machadinho e Colorado do Oeste.