MAIS RECENTES
 

Expresso

Ministério da Defesa coordenou Comandos Conjuntos para 2º turno das Eleições Gerais 2022

Copyright
Imagem do Post
|Da redação com informações do MD/Foto: Divulgação|
Ouça este conteúdo
1x

O Ministério da Defesa (MD) coordenou as operações de segurança e apoio logístico das eleições, que ocorreram no último domingo (30/10/2022). A Pasta coordenou os mesmos Comandos Conjuntos ativados no 1º turno, compostos por militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. As ações envolvem o emprego de embarcações, veículos e aeronaves, entre outros equipamentos. 

Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965 Prevista no Código Eleitoral, a participação das Forças Singulares por meio de ações de segurança (Garantia da Votação e Apuração - GVA) e de apoio logístico ocorre para contribuir com a normalidade do pleito eleitoral e do ambiente democrático no País. No 1º turno, 4.578 mil locais de votação em 456 municípios receberam apoio de segurança. Já o apoio logístico abrangeu 38 municípios de nove estados. Nas ações, foram empregados, aproximadamente, 34 mil militares, além de 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, 3 mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves (entre aviões e helicópteros).

O suporte logístico dos militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, garantiu em locais de difícil acesso - como rurais, indígenas e ribeirinhas o transporte de materiais, servidores e urnas, para que os cidadãos, no gozo dos seus direitos civis, pudessem  votar em qualquer região do País.

Compartilhe!