
Nesta terça-feira (29.7), o Sindilegis recebeu o presidente do Sindjus-DF, Costa Neto, para uma reunião que abordou temas cruciais para as categorias do Poder Judiciário, Ministério Público da União (MPU), Poder Legislativo e Tribunal de Contas da União (TCU). O principal ponto da pauta foi a recomposição salarial e a reestruturação de carreiras dos servidores.
Durante o encontro, Costa Neto detalhou as negociações em andamento com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Segundo o presidente do Sindjus-DF, Barroso se comprometeu a utilizar o máximo de recursos permitidos pelo teto de gastos para um reajuste linear em 2026. Esse reajuste abrangerá servidores, magistrados e procuradores do MPU, com impacto no teto remuneratório de todos os servidores públicos do país.
Além da recomposição salarial de 2026, foi discutida a proposta de reestruturação de carreiras para o período de 2027 a 2030. O presidente Barroso também se comprometeu a encaminhar este projeto ao Congresso Nacional até setembro, antes do término de sua gestão.
Para fortalecer a articulação e buscar apoio na aprovação desses projetos no Congresso, Sindjus-DF e Sindilegis convocaram um ato público para o dia 5 de agosto, às 14h, em frente ao Supremo Tribunal Federal. O objetivo é que servidores do Legislativo e do TCU se unam aos do Judiciário e MPU na mobilização. A expectativa é que os projetos sejam definidos ao longo de agosto e aprovados até o final do ano.
Fim da 'taxa das blusinhas' para compras até US$ 50 agora é lei
Motta destaca papel do Legislativo na segurança das eleições
Câmara amplia debate sobre limites da Resolução 1.020/25 do Contran
Dino põe limite ao CFM e STF derruba regras sobre cursos de Medicina
Plenário do Senado vota nesta quarta exploração de terras raras
Novo piso salarial de médicos cirurgiões-dentistas volta ao Plenário
Congresso terá de escolher entre regulação e proibição das bets
R$ 7 bilhões: Congresso decide futuro de ajuda aos exportadores