
Em comentário feito no canal do jornal Direto de Brasília, no YouTube, o apresentador do noticiário José Woitechumas fez críticas sobre o comportamento do Supremo Tribunal Federal (STF) na análise do decreto que reformula o Indulto Natalino. Elaborado pelo Presidente da República no final de 2017, o novo indulto traz dentre outras bonificações a presidiários, a redução para um quinto o período de cumprimento de pena exigido para presidiários que cometeram crimes sem violência ou grave ameaça.
Na prática, o novo indulto atenderia principalmente políticos acusados de corrupção e envolvidos na Lava-Jato. De acordo com Woitechumas, “não há quem possa não suspeitar de que haja um conluio entre os poderes e um claro desafio ao que foi feito pela operação Lava-Jato”, ressalta.
O julgamento a ser realizado na Segunda Turma do STF na próxima terça-feira (04) que pede a soltura de Lula, reconhecendo a perca de imparcialidade do ex-juiz Sérgio Moro, não é mais necessário avalia o jornalista. “Não há mais necessidade disso. Depois que a suprema corte está aprovando o indulto de Michel Temer, que beneficia criminosos e corruptos do colarinho branco, por que então manter o chefão preso? ”, questiona Woitechumas.
Para o comentarista, as “suas excelências, cujos salários foram aumentados para mais de 39 mil, podem abusar mais um pouco”, avalia. Ainda segundo Woitechumas, “se é para escancarar a farsa, que liberte o Lula”. O comentário completo pode ser visto no canal do Direto de Brasília, no YouTube.