MAIS RECENTES
 

Expresso

Patrícia Vanzolini integrará a programação da EBAC 2025

Copyright Instagram
Imagem do Post
Ouça este conteúdo
1x

João Pessoa sediará, de 3 a 5 de setembro de 2025, o XIV Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal, promovido pela Abracrim (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas). Considerado um dos principais fóruns jurídicos do país, o evento reunirá criminalistas, juristas e acadêmicos de diversas regiões no Centro de Convenções do Cabo Branco – Poeta Ronaldo Cunha Lima, na capital paraibana.

Entre os destaques da programação está a confirmação da Dra. Patrícia Vanzolini, ex-presidente da OAB/SP e atual Conselheira Federal da OAB, como palestrante. Doutora em Direito Penal e uma das vozes mais influentes da advocacia criminal contemporânea, Vanzolini é conhecida por sua atuação firme na defesa das garantias fundamentais e no fortalecimento institucional da advocacia.

Com o tema “Protagonismo da advocacia criminal e o aperfeiçoamento do sistema de Justiça”, o encontro é promovido pela Abracrim, presidida nacionalmente por Sheyner Asfóra. A proposta é debater os desafios atuais do processo penal, a função essencial da defesa técnica e os riscos crescentes de retrocessos no Estado de Direito.

Segundo os organizadores, o evento também buscará ampliar o diálogo entre academia e prática forense, além de valorizar a cultura jurídica da região Nordeste e a importância da Paraíba como polo nacional de produção e reflexão jurídica.

O encontro ocorre em um contexto de crescente judicialização de conflitos, polarização política e pressões sobre as garantias constitucionais, elementos que reforçam a necessidade de reafirmar o papel da advocacia criminal como instrumento de equilíbrio e contenção do poder punitivo estatal.

Compartilhe!