
Faltando pouco mais de quatro meses para a COP30, uma coalizão de organizações da sociedade civil, centros de pesquisa, cientistas e líderes comunitários apresentou um conjunto de recomendações à Presidência da COP30. O objetivo é ampliar o financiamento para soluções baseadas na natureza com foco na Amazônia. O documento, intitulado " Ampliando o grande financiamento para soluções baseadas na natureza para proteger a Amazônia: um roteiro para ação" , destaca a próxima Conferência em Belém como um ponto de virada crucial para inserir as florestas tropicais no centro da agenda climática e econômica global.
"Acolho com grande satisfação esta iniciativa. Ela ajuda o mundo a compreender a importância da Amazônia e enfatiza a necessidade urgente de ação em três frentes: acabar com o desmatamento, promover a conservação e ampliar a restauração", disse o Embaixador-Presidente da COP30, André Corrêa do Lago. "O documento que recebemos é uma contribuição importante para promover uma mudança radical na forma como vemos e cuidamos da Amazônia. O bioma é uma solução, não um problema."
Durante a apresentação do documento, o climatologista Dr. Carlos Nobre destacou que a Amazônia é um dos chamados pontos de inflexão do planeta – regiões em risco de atingir o ponto sem retorno e, assim, perder sua capacidade natural de regeneração. "Mas estou otimista e animado com a COP30, porque há soluções muito positivas sendo discutidas", disse ele. O Dr. Nobre também comemorou o fato de a COP30 ser a primeira conferência do clima a ter um pavilhão inteiramente dedicado à ciência.
O documento entregue hoje à presidência da COP30 destaca a importância de propostas tangíveis para a proteção florestal, como a criação do Tropical Forests Forever Facility (TFFF), um mecanismo inovador, de larga escala e contínuo de financiamento para florestas tropicais, que deverá ser anunciado durante a conferência em Belém.
O enviado especial da COP30 para a sociedade civil, André Guimarães, destacou que o TFFF poderia alavancar uma transformação estrutural ao mobilizar US$ 5 bilhões por ano, com cerca de US$ 2 bilhões destinados à Amazônia. "Lembremos que a Amazônia irriga 90% da agricultura brasileira. A floresta é fundamental para todos", afirmou.
O documento entregue hoje à Presidência da COP30 é resultado de uma mobilização liderada por organizações como A Concertação pela Amazônia, Conservação Internacional, Rainforest Trust, The Field Museum, IPAM, Painel Científico para a Amazônia, entre outras.
Ronaldo Nóbrega
Editor Sênior Justiça em Foco
redacao@justicaemfoco.com.br