MAIS RECENTES
 

Foco Legislativo

Paulo Frateschi, ex-deputado pelo PT, é morto pelo filho em São Paulo

Copyright ©Reprodução EBC./Facebook./Paulo Frateschi.
Imagem do Post
Com EBC.|
Ouça este conteúdo
1x

Morreu na manhã desta quinta-feira (6), em São Paulo, o ex-deputado estadual, pelo PT, Paulo Frateschi. Ele foi agredido pelo próprio filho, Francisco Frateschi, em sua casa, no bairro da Lapa, zona oeste da capital. Segundo comunicado da polícia, Frateschi foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu ao ferimento a faca. O local do crime foi preservado para ser periciado. O caso foi registrado no 91º DP e as investigações continuam.

Presidente nacional do PT, Edinho Silva lamentou a morte de Frateschi, "companheiro e dedicado militante do nosso partido", nas redes sociais.

"Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo. Paulo Frateschi deixa um legado, marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ele ajudou a inspirar", afirmou.

"A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares, companheiras e companheiros de luta. Manifestamos à família, aos amigos e a todos que com ele caminharam, a nossa mais sincera solidariedade. Paulo Frateschi presente, hoje e sempre”, completou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também lamentou a morte do político. “Ex-presidente estadual do PT em São Paulo e dirigente histórico do partido, foi defensor incansável da democracia, com coragem e determinação", afirmou Haddad.

"Filiado ao partido desde os primeiros anos da legenda, exerceu mandato de deputado estadual e atuou em movimentos sociais em defesa dos trabalhadores e das liberdades públicas. Foi ainda secretário municipal de Relações Governamentais na minha gestão na Prefeitura de SP onde contribuiu com dedicação e excelência. Manifesto profunda solidariedade à companheira Yolanda, aos familiares e aos amigos”, completou.

O ex-deputado Paulo Frateschi é membro histórico do PT. Quando estudante, se opôs e combateu a ditadura militar. Em 1969 foi preso e torturado pelo regime militar. Mais tarde, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, do qual é filiado desde os primeiros anos. Foi eleito deputado estadual em 1982 e ocupou o cargo  entre os anos de 1983 e 1987. Foi presidente do Partido dos Trabalhadores no estado de São Paulo e dirigente do diretório nacional do partido. Também exerceu o cargo de secretário municipal de Relações Governamentais nas gestões de Marta Suplicy e de Fernando Haddad. É irmão de Celso Frateschi ator e também político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores, casado com a arquiteta e cenógrafa Sylvia Moreira, pai do também ator André Frateschi e Ludmila Frateschi. O ex-parlamentar deixou a esposa Yolanda Maux Vianna, filhas, netos e irmãos.

Compartilhe!