
Seção Judiciária de Roraima (SJRR) promoveu, entre os dias 13 e 14 de novembro, o 2º Mutirão PopRuaJud. O evento, que ocorreu na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, em Boa Vista, foi coordenado pela seccional e alcançou um público expressivo, com mais de cinco mil atendimentos registrados.
A ação reuniu órgãos do sistema de Justiça, instituições públicas e entidades parceiras para garantir acesso ampliado à cidadania e aos direitos fundamentais da população em situação de rua. Ao longo dos dois dias foram oferecidos atendimentos de orientação jurídica, emissão de documentos, consultas médicas, vacinação, entrega de remédios, cortes de cabelo, banho solidário e serviços de alimentação, proporcionando suporte integral e humanizado aos participantes.
Segundo o juiz federal José Vinicius Pantaleão Gurgel do Amaral, membro do Comitê Estadual Interinstitucional do PopRuaJud, “a ação busca garantir dignidade mínima a pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente estrangeiros que chegam ao país, promovendo acolhimento e inserção social”.
Acesso à Justiça
Entre os serviços prestados pela Justiça Federal de Roraima foram realizados atendimentos de atermação e relacionados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), perícias judiciais, consultas processuais, audiências de instrução e julgamento.
De acordo com o juiz federal José Vinicius, novos mutirões serão realizados ao longo do ano de 2026, reforçando a política do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltada à busca ativa de pessoas sem acesso adequado a serviços públicos e direitos fundamentais.