MAIS RECENTES
 

Foco Legislativo

Aprovada atualização do ECA sobre educação, Rafael Brito relatou a proposta

Copyright ©Vinícius Loures./Ag.Câmara.
Imagem do Post
Com Ag. Câmara.| 25 de novembro de 2025
Ouça este conteúdo
1x

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que atualiza pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para prever a obrigatoriedade e a gratuidade da educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio) dos 4 aos 17 anos. Esse entendimento está na Constituição desde 2009. O texto segue agora para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário.

O deputado Rafael Brito (MDB-AL)(foto) foi o relator da proposta tanto na Comissão de Educação como na Comissão de Constituição e Justiça. Para ele, o texto alinha o ECA ao comando constitucional vigente desde a Emenda Constitucional 59, substituindo referências ao ensino fundamental pela educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos. "Não há afronta aos princípios constitucionais", disse.

O texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Educação para o Projeto de Lei 2234/24, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). O substitutivo faz alterações em outros pontos do ECA que fazem referência à obrigatoriedade da oferta de ensino.
Texto segue agora para o Senado, caso não haja recurso para que seja votado no Plenário.

Compartilhe!