MAIS RECENTES
 

Foco Legislativo

Capitão Davi destaca apoio popular à expansão do ensino cívico-militar para escolas integrais

Copyright Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Imagem do Post
25 de outubro de 2025
Ouça este conteúdo
1x

Ronaldo Nóbrega

Editor Sênior Justiça em Foco

O presidente da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL) e suplente de deputado federal pelo PL-DF, Capitão Davi (foto), comemorou em reunião na sede da entidade, em Brasília, a aprovação do projeto que amplia o modelo cívico-militar para colégios de ensino integral no Paraná.

A proposta, de autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PL), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e incorporada pelo governador Ratinho Júnior (PSD). O texto autoriza escolas de tempo integral a aderirem ao modelo a partir de 2026.

Atualmente, o Paraná mantém 312 colégios cívico-militares, que atendem cerca de 190 mil estudantes. O projeto foi aprovado em regime de urgência, com apenas dois votos contrários.

“O avanço do modelo cívico-militar no Paraná confirma que a sociedade quer uma educação baseada em valores, respeito e resultados. O que acontece no Paraná inspira todo o Brasil a seguir fortalecendo esse caminho de formação cidadã e excelência nas escolas. Algumas de nossas escolas associadas à ABEMIL já funcionam em tempo integral, e fico feliz com a iniciativa do Estado do Paraná em ampliar esse modelo”, afirmou Capitão Davi.

Para o autor da proposta, o deputado Ricardo Arruda, a medida representa um avanço na valorização da educação e responde a uma demanda direta das famílias e dos estudantes. “Essa é uma conquista do povo paranaense. Os pais pedem, os alunos aprovam e os números comprovam o sucesso do modelo. Agora, com o apoio do governador, vamos poder levar essa transformação também para as escolas de ensino integral”, disse.

O líder do governo na Alep, deputado Hussein Bakri (PSD), destacou a constitucionalidade da proposta, enquanto o governador Ratinho Júnior afirmou que a ampliação atende a pedidos da comunidade escolar.

A matéria segue para votação em plenário na segunda-feira (27), com expectativa de aprovação pela maioria dos parlamentares.

Para saber mais sobre as ações e projetos da Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar (ABEMIL), acesse: www.abemil.org.br

Compartilhe!