Foco Legislativo

Cultivo da alga Kappaphycus alvarezii será tema de audiência pública

Com Ag. Senado. - 25/06/2024
 

O cultivo da alga Kappaphycus alvarezii, apontada como importante bioinsumo na agricultura e na indústria, será tema de audiência pública na Comissão de Agricultura (CRA). Requerimento nesse sentido (REQ 17/2024 — CRA), apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC), foi aprovado pelo colegiado nesta terça-feira (25) em votação simbólica. A data da audiência pública ainda será agendada.

Em seu requerimento, Seif argumenta que o cultivo da Kappaphycus alvarezii constitui “oportunidade única” para a economia e o meio ambiente do país por seu grande potencial de aproveitamento e seu papel na fixação de carbono, e pode tornar-se um "importante motor de desenvolvimento" para as regiões costeiras do Brasil. Na reunião da CRA, Seif destacou a possibilidade de uso da espécie vegetal como bioinsumo na agricultura, o que requer estudos aprofundados.

— Componentes que importamos da Rússia ou da Ucrânia podem ser substituídos, pelo menos parcialmente, com a produção e o estudo aprofundado das propriedades da Kappaphycus Alvarezii, reduzindo a dependência do Brasil desses insumos que vêm de outros países.

Seif propôs convidar representantes da Embrapa, do Instituto de Pesca de São Paulo, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Câmara Setorial da Maricultura da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Os senadores aprovaram, como item extrapauta, outro requerimento (REQ 18/2024 — CRA), dos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Flavio Azevedo (PL-RN), que acrescenta representantes das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pernambuco (UFPE) e do Rio de Janeiro (UFRJ) à lista de convidados para a audiência pública.

Ibama
Senadores também manifestaram preocupação com a greve dos funcionários do Ibama. Mourão observou que a falta de emissão de licenças ambientais prejudica a atividade econômica do país.
— Cerca de 80 mil barris de petróleo estão deixando de ser extraídos diariamente — lamentou.
Segundo Jorge Seif, o Ibama já está em greve em 11 estados. Ele e o senador Jaime Bagattoli (PL-RO), que presidiu a reunião, disseram esperar que a situação do Ibama seja resolvida rapidamente.
Com Ag. Senado.