A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR) divulgou nota pública em defesa de Melina Girardi Fachin, professora e filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que foi alvo de agressões verbais na última sexta-feira (12.set.2025).
A manifestação é assinada pelo presidente da OAB-PR, Luiz Fernando Casagrande Pereira (foto), pela Comissão das Mulheres Advogadas e pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos.
Veja abaixo a íntegra da nota da OAB Paraná:
As comissões de Defesa dos Direitos Humanos e das Mulheres Advogadas da OAB Paraná repudiam o covarde ato perpetrado contra a advogada, professora e diretora Melina Fachin por sujeito ainda não identificado na Praça Santos Andrade, onde se localiza a Faculdade de Direito da UFPR.
Além de consultora das duas comissões, ela tem histórico irretocável de defesa da democracia, dos direitos humanos e da igualdade de gênero.
A presença feminina em um cargo de poder e o envolvimento com a proteção de pautas caras a grupos socialmente vulneráveis são aspectos determinantes para a ocorrência de violências desta natureza, o que multiplica a necessidade de atenção das instituições.
Como não poderia deixar de ser, as duas comissões se solidarizam com Melina, um exemplo para todas as pessoas e, em especial, para todas as mulheres que ocupam o Direito.
Luiz Fernando Casagrande Pereira
Presidente da OAB-PR
Comissão das Mulheres Advogadas
Comissão de Defesa dos Direitos Humanos