Foco Judiciário

Conecta destaca inovação no Judiciário no FestLabs Nacional

Copyright Foto: Uchoa Silva-TJPA
Imagem do Post
Da redação com CNJ. 08 de setembro de 2025
Ouça este conteúdo
1x

O projeto Conecta ganhou destaque como eixo de nacionalização de inovações no Judiciário no FestLabs Nacional, evento realizado em Belém (PA) de 3 a 5 de setembro. Iniciativa do Programa Justiça 4.0, a iniciativa mapeia e nacionaliza soluções tecnológicas em desenvolvimento nos tribunais.

Ao longo do ano, o Conecta promoveu quatro caravanas regionais em que tribunais apresentaram projetos de tecnologia, inovação e inteligência artificial. Nesses encontros, foram selecionadas nove iniciativas que agora receberão mentoria para integração ao Portal Jus.br, ampliando o acesso da sociedade e de todo o Poder Judiciário a essas ferramentas.

“O Judiciário tem várias inovações, e os eventos regionais demonstraram muito isso. Agora, a gente traz tudo o que aconteceu regionalmente a nível nacional para mostrar a importância também desses eventos”, afirmou ao público a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Daniela Madeira.

Durante o FestLabs Nacional, o Conecta também foi tema de palestra, que detalhou os objetivos e o funcionamento da iniciativa e apresentou os projetos já incubados. Ao todo, o Conecta conta com 19 soluções digitais em diferentes fases de integração ao Jus.br.

Sobre o Conecta

Durante a palestra, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Programa Justiça 4.0, Alexandre Libonati de Abreu, destacou que “o Conecta se propõe a inovar e a ser um ambiente de colaboração entre os tribunais”, ressaltando o desafio de criar uma plataforma de integração. “Quando começamos o programa, em 2020, falávamos em ter uma store (loja virtual) do Judiciário, algo impensável na época. Não tínhamos plataforma, nem centralização de dados, e agora temos tudo isso funcionando. E esta ‘Judiciário Store’ será preenchida pelas soluções criadas por vocês”.

A juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Luciana Dória de Medeiros Chaves enfatizou o apoio dado às iniciativas locais no Conecta: “Se você tem um projeto que vai ser desenvolvido a nível nacional, pode começar com a gente. Vamos dar todo o apoio para fazer a mentoria, e toda semana terá uma melhoria, uma novidade”, disse.

Para o mentor do Conecta, o juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) José Faustino Macedo de Souza Ferreira, a iniciativa vai “proporcionar a inovação em um nível mais elevado, com metodologia ágil”. Ele lembrou que os tribunais que exportam tecnologia acabam sobrecarregados e destacou a criação de um padrão de interoperabilidade para os projetos, que dispensa a necessidade de acordos de cooperação técnica.

redacao@justicaemfoco.com.br

Programa Justiça 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população.

Compartilhe!