O Informe JF é a coluna do Justiça em Foco que registra os fatos que impactam o presente no mundo do Direito.
Produzida por Ronaldo Nóbrega, editor sênior do portal.
Na última quinta-feira (11.set.2025) o Senado brasileiro homenageou os 80 anos do Conselho Federal de Medicina em uma sessão que expôs preocupações com a qualidade da formação médica no país. O presidente do CFM José Hiran da Silva Gallo defendeu a criação de um exame nacional de proficiência e lembrou conquistas como o Ato Médico o Revalida e a regulamentação da telemedicina.
A mensagem central foi direta: se não é possível controlar a abertura de novas faculdades de Medicina é preciso controlar quem realmente pode exercer a profissão. Pesquisa Datafolha mostra que mais de 90% dos médicos apoiam a medida. Senadores que também são médicos reforçaram a urgência do debate.
A ministra da Saúde de Portugal, Ana Paula Martins, afirmou que os médicos são anjos sem asas, mas lembrou que os privilégios da profissão exigem responsabilidade. Ela enfatizou que a homenagem vai além da celebração, representando o reconhecimento aos profissionais que, em cada canto do país, aliviam o sofrimento, salvam vidas e constroem diariamente um Brasil melhor, mais justo e saudável.
redacao@justicaemfoco.com.br
Foto: Saulo Cruz