EXPRESSO

Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública discute novo Código de Ética da AGU

Da redação com Anajur. - 25/01/2025
 

O presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União – ANAJUR, Jarbas dos Reis, esteve presente na primeira reunião de 2025 da Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública. O encontro ocorreu na última quinta-feira (23.ja.2025), na sede da Advocacia-Geral da União, em Brasília. Liderado pelo vice-AGU, Flavio Roman, e pela presidente da Comissão de Ética da instituição, a procuradora da Fazenda Nacional Mariana Cruz Montenegro, o debate teve como foco a criação do Código de Ética da AGU.

Na ocasião, foi apresentada a minuta do documento, elaborado pela Comissão de Ética do órgão e revisado pela Secretaria de Atos Normativos. Para promover transparência e ampla participação, a AGU disponibilizou a íntegra do texto para consulta pública na plataforma Participa Mais Brasil.

O novo Código de Ética busca orientar os agentes públicos da AGU em suas decisões e ações, refletindo os valores institucionais e promovendo uma cultura organizacional cada vez mais ética. O objetivo é modernizar os referenciais organizacionais, adaptando-os às necessidades específicas da instituição. 

Para Jarbas dos Reis, o aprimoramento do documento representa um avanço importante para a instituição e para a advocacia pública como um todo. Segundo ele, a consulta pública demonstra um compromisso com a transparência e a construção democrática. “A participação da Anajur e das demais entidades representativas das carreiras neste processo de construção do Código de Ética da AGU é fundamental para garantir um documento que reflita as necessidades de toda a categoria."

Dê sua sugestão

Os associados da Anajur que tiverem interesse em sugerir modificações ao texto podem encaminhar as observações para a Associação, por meio do e-mail anajur@anajur.org.br, até 31 de janeiro.

A consulta está aberta para participação de membros, servidores, colaboradores e da sociedade em geral. Até o início da tarde da última quarta-feira (24), o documento já havia recebido mais de 540 contribuições de membros da AGU.

 

Compartilhe