EXPRESSO

OAB debate governança global da inteligência artificial com foco na ONU

redacao@justicaemfoco.com.br | Foto: Reprodução/Instagram. - 15/11/2024
 

As Comissões Especiais de Direito Digital, Inteligência Artificial e Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB, em parceria com o Observatório Nacional de Cibersegurança, Inteligência Artificial e Proteção de Dados, promovem no próximo dia 26 de novembro, das 14h às 15h30, o evento virtual "Governança Global da Inteligência Artificial: o papel da ONU". A transmissão ocorrerá pelo canal oficial do CFOAB no YouTube.

O encontro contará com a aula magna da advogada Estela Aranha (foto), assessora especial da Presidência da República e uma das principais referências nacionais em temas relacionados à inteligência artificial e proteção de dados. Estela abordará o recente documento produzido pela ONU sobre governança da IA, trazendo uma análise sobre as tendências e desafios globais na regulamentação e aplicação da tecnologia, além de compartilhar sua vasta experiência internacional.

Para a presidente da Comissão Especial de Direito Digital, Laura Schertel, o evento é essencial para discutir a governança global da inteligência artificial, considerando o caráter transfronteiriço da tecnologia e a necessidade de promover uma distribuição mais equitativa dos benefícios entre as nações.

Já o presidente da Comissão Especial de Inteligência Artificial, Adwardys Vinhal, destacou o papel central das Nações Unidas na coordenação de esforços para suprir o déficit regulatório global relacionado à inteligência artificial. Segundo ele, “as Nações Unidas possuem vasta experiência em gestão de crises e podem contribuir para a criação de normas e instituições que promovam o uso responsável da IA, respeitando as garantias e os direitos dos cidadãos”.

Os participantes do evento têm direito a certificado de participação, com carga horária de 1h30, que pode ser contabilizado como atividade complementar.

redacao@justicaemfoco.com.br

 

Compartilhe