Abaixo-assinado é organizado por Maria Francisca da Silva Santos, que luta há 18 anos contra a doença
De acordo com dados da ABEM – Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, estima-se que no Brasil existam 40 mil pessoas com Esclerose Múltipla (EM), uma doença degenerativa, grave, incapacitante, progressiva e crônica. Entretanto, existe hoje um tratamento, a base da medicação ofatumumabe, que tem produzido significativas reduções nas novas lesões ativas provocadas pela doença, oferecendo mais expectativa de vida, com melhor qualidade e menos sofrimento e dor, para esses pacientes.
O ofatumumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano para a proteína CD20, que parece proporcionar uma rápida depleção de células B. Sob o nome comercial Kesimpta, é aprovado para o tratamento de esclerose múltipla, mas comercializado com um custo muito alto e inacessível para a maior parte dos pacientes. Uma elas é Maria Francisca da Silva Santos, 69 anos, que há 18 luta diariamente contra a doença e organizou na plataforma Change.org um abaixo assinado, com mais de 20 mil apoios, em que pede que o remédio seja incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS): change.org/MedicamentoEscleroseSUS.
Na petição, direcionada à Ministra da Saúde Nísia Trindade (foto), Maria Francisca explica que é imprescindível que este medicamento chegue ao SUS sem demora. "Um dia para nós é como se fosse um mês. Os impactos da esclerose múltipla sem medicação adequada para cada tipo significa impactos na vida dos pacientes, como uma cadeira de rodas, uma cama, perda da visão, alterações cognitivas, entre outros problemas graves. Cada dia de atraso na aplicação desse medicamento é o prolongamento progressivo e silencioso da doença, trazendo sequelas irreparáveis, depressão e morte. Espero que a sociedade entenda o propósito da luta contra esta doença”, afirma.
Sobre a Change.org Brasil
A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo. No Brasil desde 2012, é utilizada por mais de 34 milhões de pessoas, com mais de 70 mil petições criadas e média de 26 milhões de assinaturas por ano. Já são mais de mil campanhas com finais felizes, provando que a união de vozes e o ativismo digital alcançam conquistas que impactam vidas e a sociedade. A Change.org é uma organização sem fins lucrativos no Brasil e se sustenta unicamente por meio de doações. Para garantir completa independência, não aceita recursos de partidos políticos, publicidade ou empresas. Saiba mais em https://www.change.org/.