EXPRESSO

Delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza é indicado para comandar Interpol

Com Ag. Senado.|Foto:©Elza Fiuza| - 25/06/2024
 

- Brasil parabeniza delegado brasileiro por indicação para comandar Interpol. O nome ainda terá que ser ratificado pelos governos dos 195 países que compõem o órgão. Sendo confirmado, Urquiza terá um mandato de cinco anos, a partir de 2025, e será a primeira vez, em cem anos da história da Interpol, que a organização internacional será comandada por um brasileiro.-
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parabenizou nesta terça-feira (25) no Plenário o delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza. O policial foi indicado como próximo secretário-geral da Organização Internacional de Polícia Criminal, mais conhecida como Interpol. O Conselho Executivo da instituição, sediada em Lyon, na França, confirmou a indicação.

O nome ainda terá que ser ratificado pelos governos dos 195 países que compõem o órgão. Sendo confirmado, Urquiza terá um mandato de cinco anos, a partir de 2025. Segundo o presidente do Senado, a indicação de um brasileiro para a função representa o reconhecimento pela comunidade internacional da competência da Polícia Federal brasileira.

— A Interpol exerce a importante função de ser o centro de informações que une as polícias dos Estados-Membros, formando uma força de polícia internacional que investiga crimes transnacionais, inclusive terrorismo e tráfico internacional de pessoas. É a primeira vez, em cem anos da história da Interpol, que a organização internacional será comandada por um brasileiro.
Com Ag. Senado.|Foto:©Elza Fiuza|