Poder Legislativo

CDH debate Dia da Trabalhadora e do Trabalhador da Cultura

Com informações da Ag. Senado. - 10/05/2024
 

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove audiência pública, na segunda-feira (13), sobre o Dia Nacional da Trabalhadora e do Trabalhador da Cultura. O debate, marcado para as 9h, será transmitido ao vivo e aberto à participação dos interessados por meio do portal e-Cidadania, na internet.  

A reunião interativa foi requerida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), por entender que a data de celebração e comemoração, é também um momento de reflexão. O senador afirma que um dos objetivos da data é ouvir, dialogar, apontar e construir propostas que atendam às demandas dos segmentos e setores de trabalhadores da cultura.

Paim destaca a importância do debate, a partir de dados do Itaú Cultural de 2023, que revelam que a economia da cultura e das indústrias criativas correspondem a 3,11% do PIB do país e empregam mais de 7,5 milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Entretanto, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no primeiro ano de pandemia de Covid-19, em 2020, o setor sofreu uma redução de quase 900 mil vagas.

Convidados
Já confirmados para o debate estão a presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica, Sônia Teresa Santana; o consultor do Ipea, Frederico Augusto Barbosa; a coordenadora da articulação nacional de trabalhadores em eventos, Alexandra Ferreira Gonçalves; e o diretor de políticas para os trabalhadores da cultura do Ministério da Cultura, Deryk Vieira Santana.  

Os convidados, Carlos Eduardo Fabio, secretário de Cultura da Central Única dos Trabalhadores, e Henilton Parente de Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, representante do Ministério da Cultura, confirmaram participação por videoconferência. Também deve participar um representante do SindiEventos da Bahia.