ENTREVISTA E DEBATE

Reforma tributária no Brasil aumenta atratividade para investidores estrangeiros, diz Francisco Camargo

Equipe Redação Justiça em Foco - 19/12/2023
 

Em uma entrevista ao site Justiça em Foco, o advogado especialista em Direito Empresarial Francisco Camargo falou sobre a aprovação da reforma tributária no Brasil. O advogado compartilhou uma visão otimista sobre os recentes desenvolvimentos no país, enfatizando que a reforma não apenas simplifica o sistema tributário, mas também o alinha mais estreitamente com práticas globais. Essas mudanças, segundo Camargo, tornam o Brasil um destino mais atraente para investidores estrangeiros.

"Esta reforma introduz um sistema mais neutro e menos burocrático, algo que está mais em linha com o que existe em outras economias desenvolvidas", afirmou Francisco Camargo. O especialista em Direito Empresarial acredita que esta mudança, combinada com outras reformas importantes realizadas nos últimos anos - como as reformas da Previdência, trabalhista, do setor de saneamento, a instituição da Taxa de Longo Prazo (TLP) em empréstimos de bancos públicos, e a Lei das Estatais - cria um ambiente mais convidativo e seguro para investimentos externos.

Além disso, Francisco Camargo aponta que a reforma tributária deverá estimular as empresas de se localizarem onde os custos são mais baixos, eliminando incentivos para a verticalização da produção motivada por vantagens fiscais. "Isso permitirá que as empresas combinem insumos de forma mais eficiente, tomando decisões de investimento baseadas em custos e receitas, em vez de se concentrarem unicamente na carga tributária de cada setor", explicou o advogado.