EXPRESSO

Advocacia brasileira perde notável membro fundador da ABRACRIM

redacao@justicaemfoco.com.br - 10/10/2023
 

Hoje (10.out.2023), o mundo jurídico amanheceu mais triste com a notícia do falecimento de Antônio Bento Maia da Silva, renomado advogado criminalista e membro fundador da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - ABRACRIM. Ele também havia presidido a Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (ACRIERGS), consolidando seu legado na advocacia nacional.

Durante sua carreira exemplar, Antônio Bento Maia da Silva destacou-se como defensor ferrenho do Estado de Direito, da democracia e da liberdade. Uma de suas obras mais reconhecidas, o artigo “A dilapidação do sistema penal no Brasil”, foi publicado no site da ABRACRIM em agosto de 2019. Nele, discorre sobre a essencialidade da humanização do sistema penal brasileiro, e reitera a imperatividade do devido processo legal, da presunção de inocência e do direito à ampla defesa.

Confira abaixo a íntegra da nota da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - ABRACRIM: 

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), através da sua diretoria nacional, do seu conselho superior e das presidências estaduais, registra o seu profundo pesar pelo falecimento no dia de hoje do advogado criminalista ANTÔNIO BENTO MAIA DA SILVA que presidiu a Associação dos Advogados Criminalistas do Rio Grande do Sul (ACRIERGS) e é membro-fundador da Abracrim.

Advogado criminalista de escol, deixa o seu legado de um verdadeiro defensor do Estado de Direito, da democracia e da liberdade, tendo registrado o seu pensamento de humanista no site institucional da ABRACRIM em forma de artigo intitulado “A dilapidação do sistema penal no Brasil” – publicado no dia 9 de agosto de 2019 – com destaque para a seguinte passagem: “é fundamental a adoção de medidas sérias, comprometidas com políticas voltadas para a humanização do sistema penal brasileiro. Urge ser dito que quaisquer medidas deverão sempre respeitar o devido processo legal, a presunção de inocência e o direito à ampla defesa.”

A ABRACRIM se solidariza com os familiares e amigos do brilhante advogado criminalista Antônio Bento Maia da Silva que marcou toda a sua vida pelo talento, elegância, dedicação à profissão, pela defesa e valorização da advocacia criminal e comprometimento com a humanização do sistema penal brasileiro.

Brasília/DF, 10 de outubro de 2023

SHEYNER YÀSBECK ASFÓRA
Presidente nacional da Abracrim

LUIZ FLÁVIO BORGES D´URSO
Presidente de Honra e membro-fundador da Abracrim

ELIAS MATTAR ASSAD
Ex-presidente nacional e membro-fundador da Abracrim

ADRIANA SPENGLER
Vice-presidente nacional da Abracrim

ANA PAULA TRENTO
Secretária-Geral da Abracrim