O governo brasileiro voltará a exigir vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (8.mar.2023) e o Ministério das Relações Exteriores já determinou que a embaixada do Brasil em cada um desses países comunique oficialmente a medida aos governos locais.
Essa medida preocupa o setor de turismo, que ainda está se recuperando da crise da pandemia. O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, usou suas redes sociais, na noite de sábado (11), para concordar com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, e pedir que o Governo Federal reveja essa medida.
"A retomada da exigência de vistos para cidadãos de Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália pode trazer um impacto negativo para o turismo. Estamos juntos, pedindo ao Governo Federal que reveja essa medida", escreveu Roberto de Lucena.
Diálogo
Espera-se que o governo LULA III esteja aberto ao diálogo com os representantes do setor de turismo e que considere cuidadosamente as consequências de suas decisões antes de adotá-las. Somente dessa forma será possível encontrar um equilíbrio entre a segurança e o desenvolvimento do setor de turismo no país.