Artigos

Impulsionadora do PJe, desembargadora Gisele Alexandrino se aposenta

TRT-SC | redacao@justicaemfoco.com.br - 14/01/2022
 

A desembargadora Gisele Pereira Alexandrino, presidente do TRT-SC no biênio 2012/2013, aposentou-se após quase 33 anos de magistratura. O decreto de aposentadoria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 24 de dezembro.

Gisele Alexandrino tem 40 anos de trabalho, 38 deles dedicados à Justiça do Trabalho: seis como servidora, 13 como juíza de primeiro grau e 19 como desembargadora. Ao longo da carreira, foi presidente e corregedora do TRT-SC, sendo a responsável pela implantação dos Programas Trabalho Seguro, em 2012, e do Combate ao Trabalho Infantil, em 2013.

Outro feito de Gisele Alexandrino enquanto presidente foi ter dado sequência à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em Santa Catarina. Lançado em 5 de dezembro de 2011, na VT de Navegantes, poucos dias antes de sua posse, o PJe veio em substituição ao Provi, que vinha sendo usado desde 2009. Além do segundo grau, a desembargadora expandiu o sistema para foros com intensa movimentação processual, como Florianópolis, Joinville, São José, Palhoça e Chapecó. 

Durante a gestão da desembargadora, foram instaladas quatro novas varas do trabalho:  3ª de Lages, a unidade de Palhoça e a 3ª e a 4ª VTs de Chapecó. Além disso, também foram inauguradas as novas sedes de Mafra e do Fórum de Florianópolis, onde também funciona a Escola Judicial do TRT-SC.

Despedida

Em sessão do Tribunal Pleno ocorrida em outubro de 2021, Gisele Alexandrino foi homenageada pelos desembargadores presentes, que fizeram questão de destacar as suas qualidades.

Ela respondeu com agradecimentos. “O maior prazer que tive em todos esses anos é que sempre pude contar com servidores da mais alta competência ao meu lado, isso desde o primeiro grau, passando pelo Gabinete e também no período em que estive na Administração. Realmente, o Tribunal tem uma equipe de excelência que vem sendo reconhecida nacionalmente, e se hoje nos destacamos no cenário nacional isso decorre da colaboração de todos”, afirmou.