Geral

Transformação digital no Direito: 4 vantagens de modernizar seu escritório de advocacia

[email protected] - quarta, 22 de setembro de 2021
 

CEO do Previdenciarista, lawtech que atua no mercado jurídico para mais de 15 mil advogados, elenca dicas de como automatizar a rotina do advogado

Durante muito tempo os advogados ficaram conhecidos como conservadores por se colocarem distantes das atualizações tecnológicas das grandes corporações. Isso tem mudado ao longo dos anos. De 2017 até 2021, a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs notou crescimento de mais de 300% no número de startups de Direito, que tem como finalidade auxiliar os profissionais desse setor em sua rotina de trabalho, deixando-as menos antiquadas. 

“Um bom software hoje pode facilitar muita coisa na rotina de um escritório. A pandemia deixou mais do que clara a necessidade dos advogados se atualizarem também. Com as lawtechs e legaltechs, muitos escritórios aumentaram o número de processos e clientes, assim como otimizam a rotina de tarefas e facilitam a vida profissional”, comenta Renan Oliveira (foto), advogado tributarista e cofundador da Previdenciarista. Em 2020, a plataforma realizou mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários para mais de 400 mil segurados do INSS, registrando crescimento de 100%.

Pensando nisso, o advogado elencou as principais vantagens em modernizar o escritório de advocacia:

Acessibilidade e Segurança

Esquecer um arquivo em casa ou no escritório pode causar atrasos em uma reunião. Perder um documento pode causar muita dor de cabeça. Mas a tecnologia pode te ajudar nisso tudo. “Salvar arquivos em nuvens é muito mais prático. Você consegue guardar muito mais documentos do que seria capaz de arquivar em uma pasta e também pode acessá-los de qualquer celular ou computador em qualquer lugar que estiver”, explica o advogado.

Mas e a segurança? Perdi meu celular, perderei o arquivo? “Não. Essas tecnologias possuem softwares que possibilitam o arquivo ficar protegido fora do aparelho, tanto que você consegue acessá-lo de outros aparelhos. Para garantir a segurança do conteúdo é preciso sempre uma boa senha e tomar os mesmos cuidados que tomamos quando falamos de senha de banco ou das nossas redes sociais”, comenta Renan.

Praticidade

“Crescemos imaginando que no futuro os robôs fariam boa parte ou quase tudo o que precisamos fazer hoje. A tecnologia já permite que alguns serviços sejam feitos por inteligência artificial, por exemplo”. O advogado usa como exemplo processos e petições preenchidas automaticamente, após um ou dois dados inseridos. “Isso é muito mais prático e menos burocrático do que ficar preenchendo campo por campo da documentação de um processo”.

Agilidade

Todo mundo já escutou a frase “tempo é dinheiro”, mas entregar qualquer material sem qualidade não conta. A tecnologia é uma ferramenta aliada nesse processo. “No Prev, por exemplo, criamos uma calculadora inteligente ligada ao sistema do INSS. Assim, com poucos dados do segurado, conseguimos realizar o cálculo da vida toda de serviço dele em menos de cinco minutos, enquanto esse processo, se feito a mão, poderia levar horas para chegar a um resultado”, explica Renan.

Organização e acompanhamento

“Check lists, agendas e aquela papelada toda que antes ficava na mesa, pode nem existir mais se você usar as ferramentas certas”, comenta o advogado. Na plataforma Previdenciarista é possível ter o seu próprio “arquivo” dentro da plataforma, facilitando o gerenciamento de todas essas informações e andamentos de cada atividade.

Sobre o Previdenciarista
O Previdenciarista (https://previdenciarista.com/) é uma plataforma de cálculos e petições de Direito Previdenciário para advogados. Com mais de 10 mil assinantes, o site coloca à disposição uma ferramenta que calcula os benefícios previdenciários dos seus clientes a partir do envio do CNIS para a plataforma, indica a melhor aposentadoria e, dentro desse benefício, entrega as melhores petições pré-preenchidas para o caso concreto. O Previdenciarista está no ar desde 2013 e foi desenvolvido a partir dos mais de 15 anos de experiência dos seus fundadores; Renan Oliveira e Átila Abella. Em 2020 realizou mais de 1,5 milhão de cálculos previdenciários para mais de 400 mil segurados do INSS.