EXPRESSO

FGV promove Fórum sobre Direito e Economia em parceria com a Universidade de Chicago

redacao@justicaemfoco.com.br | FGV. - 23/08/2021
 

Em parceria com a Escola de Direito da Universidade de Chicago, as Escolas de Direito do Rio de Janeiro e de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio e FGV Direito SP) promovem o Fórum Internacional Chicago/FGV de Direito e Economia. Trata-se de uma série de oito webinars que serão realizados entre os dias 24 de agosto e 23 de setembro. A cada semana, serão realizados dois encontros, sempre às 17h, com transmissão pelo Canal da FGV no YouTube.

O objetivo do Fórum Internacional Chicago/FGV de Direito e Economia é apresentar ao público as ideias mais atualizadas sobre as principais questões jurídicas e políticas. Cada tópico será apresentado em uma palestra original por um professor da Escola de Direito da Universidade de Chicago e, em seguida, será realizada uma palestra sobre o tema por um renomado especialista em Direito e Economia das Escolas de Direito da FGV do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Aberto a acadêmicos, formuladores de políticas, juízes, profissionais e estudantes avançados, o Fórum começa na terça-feira, dia 24 de agosto, com a realização do webinar "Análise Econômica da Regulamentação de Mudanças Climáticas", com a participação de David Weisbach, da Universidade de Chicago. Já dia 26, quem falará sobre o tema "Análise Econômica da Regulamentação de Mudanças Climáticas" será o professor da FGV Direito Rio, Rômulo Sampaio.

Na segunda semana, o tema "Pesquisa Empírica em Direito e Economia" será apresentado, no dia 31 de agosto, pelo professor Dhammika Dharmapala, da Universidade de Chicago. No dia 2 de setembro, acontecerá o webinar "Além do empírico: a nova face do Direito e da Economia" com apresentação de Bruno Salama, Senior Global Fellow da FGV Direito SP.

Na terceira semana, o tópico em discussão no dia 14 de setembro será "Lei e a pandemia: análise econômica", tendo a presença do professor Daniel Hemel, da Universidade de Chicago. Já no dia 16 de setembro, quem abordará o mesmo tema será o professor Luciano Timm, da FGV Direito SP.

A rodada final de debates vai girar em torno do tópico "Análise econômica do direito dos contratos: governança dos contratos na economia moderna". No dia 21 de setembro, o webinar será conduzido por Lisa Bernstein, professora da Universidade de Chicago. E no dia 23 de setembro, o webinar "Análise Econômica do Direito Contratual em Perspectiva Comparada" será com a professora Mariana Pargendler, da FGV Direito SP.

O evento será em inglês, sem tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.


Serviço
 

Evento: Webinar - Fórum Internacional Chicago/FGV de Direito e Economia
 

Data: de 24/08 a 23/09
 

Horário: das 17h às 18h30
 

Local: Canal YouTube da FGV