ENTREVISTA E DEBATE

Guilherme Campelo consolida pré-candidatura como terceira via à presidência da OAB-DF

redacao@justicaemfoco.com.br - 20/08/2021
 

As eleições da OAB-DF irão ocorrer em novembro. O pleito deste ano promete propostas inovadoras e verdadeira concorrência. Diferente de sufrágios anteriores nos quais a polarização das chapas “tradicionais” ditavam o tom da eleição, em 2021 as propostas dos novos pré-candidatos é cada vez mais promissora. 

Nessa esteira, está o movimento InovOAB liderado pelo pré-candidato Guilherme Campelo. Após identificar a falta de propostas concretas dos candidatos, Campelo procurou promover inovação. Baseado em uma gestão apartidária, transparente e defensora da classe da advocacia. 

Guilherme Campelo é advogado atuante em direito tributário, possui grande experiência e vem de uma família renomado do Direito. Além de filho do advogado Estênio Campelo, é sobrinho do ex-senador e ministro aposentado do TCU Valmir Campelo.

Dentre as suas principais propostas estão:

• Reduzir pela metade a anuidade da OAB-DF no primeiro ano de gestão.

• Transferir, uma vez por mês, a sede da seccional para uma subseção do entorno, colocando membros do conselho à disposição dos advogados e realizando atividades especiais.

• Construir creches para filhos de advogados, atendendo principalmente Taguatinga, Gama e Sobradinho. 

• Sistema push para avisar os advogados de atualizações do portal de transparência da OAB-DF.

• Retomar o Programa de Apoio ao Estudante de Direito.

• Instalar computadores na sede da seccional e nas subseções para uso coletivo dos advogados. 

• Retomar o Prêmio Maurício Corrêa. 

Dessa forma, o pré-candidato busca se colocar como uma Terceira Via, opondo-se aos dois grupos tradicionais que dominam a gestão da OAB-DF há décadas. Essa antiga política do “café com leite” na OAB-DF provocou o engessamento dos programas internos tornando a seccional candanga uma instituição burocrática, obsoleta e alheia aos seus membros. 

Por esse motivo, Guilherme Campelo busca inovação e aplicação prática nas suas propostas com o intuito de mudar esse costume arcaico. Muitos colegas advogados aproximaram-se dando apoio à candidatura de Campelo pela clareza que demostrou nas suas iniciativas. Talvez, neste ano, a OAB-DF possa romper seus laços com a República Velha.