Geral

O dedo de Zé Dirceu na disputa para vaga de desembargador do TRE-CE

Da Redação Justiça em Foco | Edição Ronaldo Nóbrega | - sexta, 20 de dezembro de 2019
 

Brasília - Um ex-ministro do STJ, que pediu o anonimato, revelou a redação do site Justiça em Foco que o petista José Dirceu articula mecanismos de aparelhamento em nomeações nos tribunais até fim da gestão do presidente Jair Bolsonaro.

O petista, que já foi chamado pelo Ministério Público Federal de “chefe de quadrilha”, segundo o Jornal do Commercio de Porto Alegre-RS, sonha em eleger o maior número de presidentes estaduais de Seccionais da OAB.

O objetivo, se alcançado, é manipular os nomes que as seccionais estaduais da OAB vão indicar para as formações das denominadas listas tríplices que é a forma de advogados ingressarem na magistratura pelo quinto constitucional.

No caso das seccionais estaduais da OAB os governadores ficariam presos a uma escolha de um petista que certamente iria fazer a vontade dos dirigentes do PT.

Essa situação emblemática levou o site Justiça em Foco a iniciar uma investigação que se inicia pela lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de Desembargador Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral no estado do Ceará (TRE-CE).

No caso específico, os nomes que estão na disputa são: Damião Soares Tenório, procurador do estado do Ceará e intimamente ligado ao Governador Camilo Santana (PT-CE), que tem alardeado que a sua força propiciou uma excelente votação na corte local em favor do referido advogado; o outro concorrente é o advogado Joaquim Rocha de Lucena Neto que era tido como favorito até que o seu padrinho, o Deputado Federal Heitor Freire (PSL-CE), fez uma gravação clandestina de conversa com o Presidente Jair Bolsonaro e em seguida vazou o áudio para a imprensa e para as redes sociais; a terceira concorrente é uma mulher que já está exercendo a magistratura como Desembargadora Eleitoral Substituta no TRE-CE, trata-se da advogada Kamile Moreira Castro que atuou na corte durante as eleições de 2018.

O site Justiça em Foco assume o compromisso com os seus leitores de que vai continuar as suas investigações sobre todos os integrantes de listas tríplices para os tribunais brasileiros e que vai sempre denunciar todo e qualquer tipo de aparelhamento no Poder Judiciário.

COMPOSIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é composto por sete membros, sendo dois desembargadores do Tribunal de Justiça (presidente, vice e corregedor eleitoral); dois juízes de carreira escolhidos pelo TJCE; um juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (advogados nomeados pela Presidência da República), dentre lista tríplice elaborada pelo TJCE.

Para enviar perguntas e sugestões para o site, utilize o e-mail redacao@justicaemfoco.com.br