24 de maio de 2024

Marina Silva

Na próxima quarta-feira (3.maio.2023), a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, irá se reunir com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A ministra deverá apresentar aos parlamentares o trabalho que vem sendo desenvolvido pela pasta para garantir um desenvolvimento sustentável.

Segundo o presidente do colegiado, deputado José Priante (MDB-PA), a presença da ministra na comissão será uma excelente oportunidade de estreitar o diálogo e aprofundar os objetivos de atuação do ministério junto à Câmara dos Deputados. A reunião marcada, será às 10 horas, no plenário 2, foi solicitada pelos deputados Amom Mandel (Cidadania-AM), Ivan Valente (Psol-SP), Túlio Gadelha (Rede-PE), Nilto Tatto (PT-SP) e Socorro Neri (PP-AC).

 

 Foto: José Cr

Ronaldo Nóbrega, colunista do "Poder em Foco", experiência de mais de 25 anos como jornalista e memorialista. Em sua trajetória profissional, atuou como consultor no TSE por 12 anos, representando um partido político. Entre suas contribuições, destaca-se a Consulta 1.185/2005, que questionou a aplicabilidade da Regra da Verticalização. Esse questionamento iniciou um intenso debate entre o Judiciário e o Congresso Nacional, culminando na Emenda Constitucional nº 52/2006. A emenda proporcionou maior autonomia aos partidos políticos ao eliminar a obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas. Sua influência nesse debate é reconhecida e mencionada na 27ª edição da obra "Direito Constitucional Esquematizado", escrita por Pedro Lenza e publicada pela Editora Saraiva em 2023.