Justiça em Foco

Brasil é eleito para compor o Comitê Diretor do IDEA

Eventos e Cursos

Sexta-Feira, Dia 09 de Dezembro de 2016

Nesta sexta-feira (9), durante a 25° Sessão do Conselho de Estados Membros do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), o Brasil foi eleito para compor o Comitê Diretor Internacional do Instituto.
 
O Comitê Diretor do IDEA é formado pelo presidente do Conselho e pelos dois vice-presidentes; pelo presidente e o vice-presidente do Comitê de Assessores e por um representante do país sede. E o Conselho pode designar também outros indivíduos para serem membros do Comitê Diretor, que preparará as reuniões e atuará para levar adiante os interesses do Instituto.
 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, que participa do encontro juntamente com o secretário-geral Luciano Fuck, e o assessor Internacional, Ciro Leal, disse em seu discurso de agradecimento que “é uma honra para o Brasil participar como membro-diretor desta valiosa entidade internacional voltada para a consolidação e desenvolvimento das instituições democráticas”.
 
O ministro destacou que o Brasil está preparado contribuir para a consolidação e desenvolvimento das instituições democráticas de todo o mundo e ressaltou que "a democraria é o único sistema que proporciona paz, segurança, prosperidade e igualdade de oportunidades para os cidadãos".
 
O TSE também indicou o professor Celso Lafer, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil, para compor o Comitê de Assessores (Board of Advisers) do IDEA. É a primeira vez que o país indica um integrante para o Instituto. A eleição dos novos membros do comitê ocorrerá em 2017.  
 
25° Sessão do Conselho de Estados Membros
 
Na agenda do último dia do encontro, estão sendo debatidos temas como o processo de desenvolvimento estratégico 2018-2023; a designação para o Comitê de Assessores e Comitê Diretor; as eleições do presidente e vice-presidente do Conselho; e questões de governança.

Fonte: Da redação (Justiça em Foco), com TSE.
Relatar Conteúdo Impróprio ou Comunicar Erro


Eventos e Cursos


Indique a um amigo
Imprimir notícia 
Últimas Notícias

Outras Notícias Clique Aqui


Deixe um comentário

O código de validação é 9207